Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (INBIO/UFU), Mestre e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU), e especialista em Pedagogia Universitária pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Pós-doutorando no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Cursa a graduação em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Possui experiências na educação em ciências e biologia em espaços formais (escolas) e não formais (museus), nos estudos das interfaces entre educação, ciências, filosofias, artes e culturas, em corpo, gênero e sexualidade, como também na área de ecologia e educação ambiental. Participa dos grupos de pesquisa vinculados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): multiTÃO: prolifer-artes sub-vertendo ciências, educações e comunicações (Unicamp); UIVO: Matilha de estudos em criação, arte e vida (UFU); AMPLIA: amálgama em educação, ciência e arte (UFU); e GPECS: Gênero, corpo, sexualidade e educação (UFU). Atua como professor de ciências e biologia na educação básica pública na rede estadual de Minas Gerais (MG) e municipal de Uberlândia (MG). Pesquisa, escreve e produz nas conexões entre educação, ciências, artes, culturas, corpo, desejo, afeto e vida, permeado pelas filosofias da diferença, também interessado nas questões que atravessam o Antropoceno, as Mudanças Climáticas e as relações multiespécies.
Publicações selecionadas:
- SALES, Tiago Amaral. Quando o cartógrafo vai a campo: travessias e poéticas de um jovem professor. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 23, n. 71, p. 24-41, 28 nov. 2022. http://dx.doi.org/10.12957/
teias.2022.70186. Disponível em: https://www.e-publicacoes. uerj.br/index.php/ revistateias/article/view/ 70186. Acesso em: 17 jun. 2023. - SALES, Tiago Amaral. A aids como dispositivo: linhas, te(n)sões e educações entre vida, morte, saúde e doença. Pro-Posições, Campinas, v. 33, p. 1-27, dez. 2022. Http://dx.doi.org/10.1590/
1980-6248-2021-0073. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/ 4Z9RTFM6sdgQ8KtHFrJ7Btp/?lang= pt. Acesso em: 17 jun. 2023. - SALES, Tiago Amaral.; ESTEVINHO, Lúcia de Fátima Dinelli. Cartografias de vida-e-morte em territórios pandêmicos: marcas-ferida, necro-bio-políticas e linhas de fuga. Revista M. Estudos sobre a morte, os mortos e o morrer, Rio de Janeiro, v. 6, n. 11, p. 275–293, 2021. DOI: 10.9789/2525-3050.2021.v6i11.
275-293. Disponível em: http://seer.unirio.br/ revistam/article/view/10487. Acesso em: 17 jun. 2023. - SALES, Tiago Amaral. Cartografias do cerrado: devires, marcas e forrageios em processos de pesquisa-trans-formação de um biólogo. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 466–482, 2020. DOI: 10.46667/renbio.v13i2.358. Disponível em: https://renbio.org.br/index.
php/sbenbio/article/view/358. Acesso em: 17 jun. 2023. - SALES, Tiago Amaral; RIGUE, Fernanda Monteiro. Diversidade, Direitos Humanos e Direito à Vida no ensino de Ciências Naturais. Bio-grafía, Bogotá, v. 16, n. 30, 2023. Disponível em: https://revistas.pedagogica.
edu.co/index.php/bio-grafia/ article/view/17825. Acesso em: 17 jun. 2023.